Acontecimentos pré e pós emancipação

          18 de março de 1953: O jornalista Olavo Drumond do Estado de Minas entrega ao Secretário do Interior Starling Soares, as reivindicações da moderna vila à futura cidade.

          20 de outubro de 1953: O presidente da Câmara de João Ribeiro, Severiano Antônio da Costa, em entrevista ao Estado de Minas declara: “Em minha ausência realizou-se uma sessão em Câmara clandestina improvisada, sem qualquer formalidade legal, agindo contra a pacífica decisão da emancipação. Não posso concordar e nem a assembléia concorda, isto é uma afronta a um regime, um desrespeito à lei e as instituições; é uma farsa afinal.”

         O deputado Ozanam Coelho expressa: “Volto a informar, tive conhecimento do ocorrido em João Ribeiro e sou francamente favorável à emancipação de São Brás do Suaçuí, tendo em vista que a comissão já aprovou a autonomia de Desterro e Jeceaba.”

          19 de novembro de 1953: Olavo Drumond recebe em resposta às reivindicações de 18 de março o seguinte telegrama: “Estamos convencidos de que aquele pedaço de terra mineira merece e tem direito à sua autonomia, a viver livre para melhor desenvolver e crescer, na luta pelo progresso de Minas e do Brasil”.

            9 de dezembro de 1953: Telegramas são enviados a Severiano Antônio da Costa. De Olavo: “Emancipação aprovada, terceira e última discussão. Abraços.” De Antônio Pimenta: “Prestimoso amigo acaba definitivamente votada emancipação seu futuroso município, congratulações seu laborioso povo. Abraços.”

         15 de dezembro de 1953: Novamente, Olavo Drumond telegrafa a Severiano: “Motivo ter lutado favor próspero distrito sofri hoje brutal agressão recinto assembléia pelo Deputado José Geraldo. Viva nossa vitória, abraços.”

        27 de dezembro de 1953: Publicada a nomeação de Murilo Ribeiro para intendente. Hospitalidade para com o amigo, pede Aprígio Ribeiro de Oliveira a Severiano Antônio da Costa.

         1º de Janeiro de 1954: Instala-se, solenemente, o novo município.

            28 de outubro de 1954: Juscelino Kubitscheck telegrafa a Severiano: “Congratulações pela sua magnífica vitória no pleito eleitoral com os votos que formulo para eficiente e brilhante administração como prefeito desse município. Saudações cordiais. Juscelino Kubitscheck, Governador do Estado.” Realizara-se a tão sonhada esperada Primeira Eleição.

         30 de outubro de 1954: Severiano envia mensagem de agradecimento ao Governador do Estado: “Agradeço-vos penhorado amparo V. Excia., emancipação minha terra Suaçuí. Apresento-vos protestos consideração elevada estima.

Fotos antigas autor desconhecido (acervo próprio)








| A Tecnologia a serviço do cidadão - Ano 2016

Brasil